Reunião Ordinária do dia 05 de Setembro de 2017

06/09/2017

Foi aprovado o projeto de lei de nº 3.617/2017 em 1º e 2º turnos, por unanimidade, de autoria do executivo, que disciplina a realização de feiras, exposições e eventos no município de Monte Carmelo e dá outras providências.Foi convidado o Sr. Valdeir, presidente do CDL, para falar sobre o projeto de Lei. Falou da importância do Projeto para a cidade e para os comerciantes, e que o projeto não tem o condão de acabar com as festas religiosas. Em seguida falou o Sr. Marcelo, da Associação Comercial de Monte Carmelo. Parabenizou a Câmara pelas atitudes de cortes de gastos. Falou que a questão das feiras é uma preocupação de todas as cidades. Que esta representando mais de 300 empresas de Monte Carmelo, preocupado com a economia e segurança das pessoas. Falou também o vereador Amir Campos Ferreira-Batata. Falou Também o Sr. Vilmondes, que também falou sobre as feiras itinerantes, dizendo que é o momento oportuno para ajudar ao comércio da cidade. Usou também a Tribuna, o Dr. Edélcio Rodrigues Pereira, que disse que queria exaltar a coragem do Executivo e do Poder Legislativo, em tratar de um problema tão importante e que mexe com a população. Terá que haver um equilíbrio, com responsabilidade para ambas as partes. Falou também o Sr. Luiz, Feirante de Monte Carmelo, que falou a respeito da Festa do Rosário e que concorda que tem de haver regulamentação, e que ele ja foi barraqueiro e não é verdade que o dinheiro vai todo para outra cidade, e que realmente há fatos preocupantes, mas tem de haver fiscalização, e que a Prefeitura tem sido omissa em fiscalizar, e que o barraqueiro paga o aluguel, paga a taxa do município, paga a energia, paga comida, paga pensão, e tem ainda o costume, o folclore e que precisam de ser visto. Falou que precisa ter mais segurança e policiamento, pois ha muita violência e tráfico de drogas. Falou também a Sra. Juliana,  uma barraqueira, do estado do Pará, que disse que eles respeitam as autoridades do município, e que é a favor da fiscalização e da regulamentação, e que eles não tem segurança e que até ja queimaram uma barraca de uma amigo deles. É a favor da segurança e diz que também gostam de ter respeito com eles. do evento, Fábio José Gonçalves também falou o mesmo e pediu para constar da ata. O mesmo foi repetido pelos vereadores Sidicley Perez e Edson Monte Mundim. O vereador Amir Campos Ferreira-Batata, falou que está votando nao para acabar com a festa, e sim para a regulamentação.

Foi aprovado em 1º e 2º turnos por unanimidade projeto de lei de nº 3.622/2017, de autoria do executivo, que autoriza o Município de Monte Carmelo a conceder direito real de uso de imóvel que especifica e dá outras providências. O senhor doutor Moraes falou sobre o projeto de Lei nº 3.622/2017, do executivo, que autoriza o Município de Monte Carmelo a conceder direito real de uso de imóvel que especifica e dá outras providências. Falou também que a UNIMED acabou de comprar o Hospital Santa Terezinha e tinha uma reunião em seguida para tratar de assuntos do mesmo. Usou a palavra também os vereadores José Euripedes Machado, Fábio Jose Gonçalves e Carlos Alexandre Cunha que falaram da importância do projeto.

Foram aprovadas as seguintes moções:

Moção de Aplauso nº 021/2017, de todos os vereadores, à Cb Brunna Leticia Fernandes, aprovada. Moção de Aplauso nº 022/2017, de todos os vereadores, a Professora Claudia Turatti de Lima.

Moção de Aplauso nº 023/2017, de todos os vereadores, ao jovem João Otávio Turatti Barbosa, aprovada.

Moção de Aplauso nº 024/2017, de todos vereadores, ao Sr. José Carlos Alves Borges, aprovada.

Moção de Aplauso nº 025/2017, de autoria de todos os vereadores, ao Hospital do Câncer e Hospital das Clinicas de Uberlândia, aprovada.

Moção de Aplauso nº 026/2017, do vereador Carlos Alexandre Cunha, ao Sr. Murilo Naves de Oliveira, aprovada.

Foram aprovados os seguintes requerimentos:

Requerimento nº 070/2017, de autoria do vereador Edson Montes Mundim e nº 071/2017, do mesmo vereador; 072/2017, do mesmo vereador, todos aprovados por unanimidade.

Projetos encaminhados às comissões permanentes para maiores estudos:

3.618/2017, do Executivo, que institui o novo código de obras municipal de Monte Carmelo - MG e dá outras providências, encaminhado às comissões.

Projeto de Lei nº 3.620/2017, do Executivo, que dispõe sobre sobre o sistema funerário municipal, implantações e normatizações dos cemitérios públicos e ou particulares e dá outras providências, também encaminhado às comissões.