Reunião Ordinária do dia 18 de Setembro de 2018

19/09/2018

Foi aprovado em 1º e 2º turnos, por unanimidade, o projeto de lei de nº 3.722/2018, de 30/08/2018, de autoria do vereador Amir Campos Ferreira-Batata, que institui o programa de regularização fundiária no município de Monte Carmelo e dá outras providências.

Foi aprovado em 2º turno, por unanimidade, o projeto de emenda à lei orgânica de nº 041/2018, de 18/06/2018, de autoria do executivo, que altera a redação do artigo 103, parágrafo 4º e artigo 199 da lei orgânica municipal.

Foram aprovados os requerimentos de números 46 e 49, ambos de autoria do vereador Amir Campos Ferreira-Batata, que requer do prefeito municipal o levantamento do nome de todas as vias públicas existentes em Monte Carmelo, que ainda não possuem leis que as regulamentem (nominem) e a instalação dos exames cardiológicos de Holter e Mapa nos PSFs do Município de Monte Carmelo. O requerimento se justifica diante da grade procura por esses exames pela população carmelitana, tendo agendamentos já para o ano de 2019, sendo estes realizados somente no PSF do Lambari e através de convênio com Clínica particular. Assim, o oferecimento desses exames somente pela rede pública (PSFs) proporcionarão rapidez e economia para o Município, que não precisará mais de agendamentos pelas clínicas particulares.

Foram aprovados os requerimentos de números 47 e 48, ambos de autoria do vereador Edson Montes Mundim, que requer do prefeito municipal o asfaltamento do restante da rua Venezuela, a qual liga o bairro do trevo à rodovia MG 190 e a instalação de um quebra-molas ou um redutor de velocidades em frente à escola do bairro Jardim Ipiranga, a fim de garantir a segurança das crianças e demais transeuntes do local.

Foi aprovada uma moção de aplauso de nº 22/2018, de 17/09/2018, de autoria do vereador Damiron de Souza Oliveira – Cabo Souza, ao jovem Leonardo Antônio dos Reis, que presta importante trabalho social voluntário junto ao Esporte Clube Carmelitano, com jovens, crianças e adolescentes, atuando na área do esporte masculino e feminino, tendo inclusive sido campeão da Copa Amapar, em 2017.

Foi aprovada uma moção de aplauso de nº 23/2018, de 17/09/2018, de autoria de todos os vereadores, à Equipe do  PROGRAMA MELHOR EM CASA, composta pelos seguintes membros: Médico Itamar Alves da Silva Júnior; Enfermeira e Coordenadora Dayene Martins Carvalho; Técnicas de enfermagem Maria Aparecida Rocha da Silva, Viviane Cristina da Silva Brito e Mirley Monteiro Martins; Enfermeiro Fabiano César Ribeiro; Psicóloga Ana Flávia Novais e Silva; Fisioterapeuta Alexsander Cardoso de Oliveira e a Nutricionista Murielle Aguiar Teixeira, pelo relevante trabalho que desempenha, acompanhando pacientes em cuidados paliativos de câncer, acamados, em fase aguda da doença, realizando curativos em úlceras infectadas. Antibioticoterapia venosa em acamados ou domiciliados, troca ou passagem de sonda de acordo com o critério médico, coleta de exames domiciliares dos pacientes acompanhados, acompanhamento de pós-operatório imediato, acompanhamento de paciente em uso de oxigenioterapia domiciliar com quadro desestabilizado, acompanhamento pós internação clínica e de UTI; fisioterapia domiciliar aos pacientes acompanhados; avaliação nutricional e psicológica dos pacientes acompanhados pelo programa.

Durante a ordem do dia, na reunião, o servidor municipal Doutor Bolimar Luciano de Oliveira, explanou sobre o projeto de lei de nº 3.722/2018, de 30/08/2018, de autoria do vereador Amir Campos Ferreira-Batata, que institui o programa de regularização fundiária no município de Monte Carmelo e dá outras providências, sendo aprovado em seguida.

Na oportunidade o delegado Regional da Polícia Civil, Doutor César Felipe, juntamente com o delegado da Polícia Civil da cidade de Patrocínio, Doutor Walter André Biscaro Salviano,  apresentaram o novo delegado que já está trabalhando em Monte Carmelo, Doutor Edézio Justino dos Santos, e falou  que Monte Carmelo terá 13 investigadores, tendo um quadro completo, e solicitou o apoio da Câmara Municipal de Monte Carmelo, para equipar a delegacia de polícia de nossa cidade que, não consegue sequer acolher todo este efetivo, e falou que a cidade vai ter no mês de novembro outro mutirão para fazer mais carteiras de identidades para nossa cidade e região. Disse da previsão de um novo delegado para o ano de 2019. Disse que na oportunidade queria agradecer o apoio que recebeu da Câmara Municipal. Falou que Patrocínio está com falta de efetivos e que profissionais de Monte Carmelo estão tirando plantão lá e pede a compreensão de todos.