Reunião Ordinária do dia 26 de Novembro de 2019

29/11/2019

Foi aprovado o projeto de lei de nº 3.841/2019, de 14/11/2019, de autoria do executivo, que autoriza a abertura de crédito especial na forma que especifica e dá outras providências, aprovado em 1º e 2º turnos, por unanimidade.

Foram aprovados os seguintes projetos de decretos legislativos:

Projeto de decreto legislativo de nº 141/2019, de autoria do vereador José Eurípedes Machado, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Antônio Domingos, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 142/2019, de autoria do vereador Edson Montes Mundim, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Joaquim Veloso Filho, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 143/2019, de autoria do vereador Edson Montes Mundim, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Edna Nonata Cruz, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 144/2019, de autoria do vereador Glacir Dall Agnol, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Domingos Brito de Souza, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 145/2019, de autoria do vereador Edmilson de Oliveira, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a David Denevaldo dos Santos, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 146/2019, de autoria do vereador Amir Campos Ferreira-Batata, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Francisco Sabino Marques, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 147/2019, de autoria do vereador Edmilson de Oliveira, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Jucelino Generoso de Souza, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 148/2019, de autoria do vereador Amir Campos Ferreira-Batata, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Terezinha de Freitas Teixeira, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 149/2019, de autoria do vereador Sidicley de Souza Peres, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a Edmilson de Oliveira, aprovado por unanimidade.

Projeto de decreto legislativo de nº 150/2019, de autoria do vereador Sidicley de Souza Peres, que concede a comenda Zumbi dos Palmares a José Eurípedes Machado, aprovado por unanimidade.

Foram aprovados os requerimentos de números 94 e 95/2019, de 25/11/2019, ambos de autoria do vereador Sidicley de Souza Peres, que requer do prefeito municipal a instalação de um ponto de coletivo no Bairro Vila Itália, a fim de facilitar a locomoção dos moradores, conforme solicitação dos moradores e a inclusão no programa de vacinação de Monte Carmelo, além da vacina contra a raiva, as vacinas V10 para cães e a V4 para gatos, aumentando a abrangência no combate e prevenção às doenças em animais domésticos de nossa cidade. A vacina V10 protege os cães contra as doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina e 4 tipos de Leptospirose. São 10 antígenos vacinais e 10 vírus diferentes (por isso denominada V10) que irão proteger os animais caninos de várias doenças através de uma única agulhada. No caso da V4 para os felinos (também chamada de Vacina Quádrupla), a prevenção é contra as doenças Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose. Essas vacinas (V10 e V4) têm atuação abrangente no sistema imunológico do animal e são importantes para a prevenção das doenças e manter o equilíbrio entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente, aprovados por unanimidade.

Foi aprovado o requerimento de nº 96/2019, de 26/11/2019, de autoria do vereador Edson Montes Mundim, que requer do prefeito municipal a instalação de uma Academia na Praça, na Praça do DMAE, localizada na Rua Riachuelo, no Bairro Santa Rita. O requerimento se justifica diante de várias solicitações dos moradores circunvizinhos a localidade, aprovado por unanimidade.

Foram aprovadas as moções de aplauso de números 66, 68 e 69/2019, de 25/11/2019, de autoria do vereador Edson Montes Mundim, ao senhor Benedito Maria da Silva; senhor Lorivaldo Batista Pinto e ao senhor Helio Alencar Marques, aprovadas por unanimidade.

Foi aprovada a moção de pesar de nº 67/2019, de 25/11/2019, de autoria de todos os vereadores, em razão do falecimento de José Carlos Alves Filho.

Na oportunidade, o senhor Amauri Sebastião Mundim, usou a tribuna para pedir aos vereadores que emitam esforços junto ao executivo para o termino construção da ponte na Avenida João Pinheiro o mais rápido possível, devido o transtorno causado ao comércio e ao fluxo de pedestres e veículos, em razão de ser uma das principais avenidas mais movimentadas de nossa cidade.